A magia dos post-its

Foi só um par de dias depois de lançar o meu e-book que eu me encontrei empacada no segundo rascunho do meu livro. Já tinha relido e feito a revisão ortográfica, mas algo estava faltando. E aí eu pensei: Aléxia, você acabou de publicar um guia sobre como planejar sua história. Vê se cria vergonha na cara e segue ele.

Não vou dizer que “sou uma pessoa muito visual” porque acho que todos somos. É muito mais fácil entender algo quando você consegue ver a coisa toda ao mesmo tempo (por isso o tal do entendeu ou quer que eu desenhe?)

Eu já conhecia a estrutura de três atos o bastante na teoria para escrever sobre ela de forma didática, mas isso não estava sendo o bastante. Não estava claro pra mim o andamento da história, e porque eu fiquei com a sensação de que haviam lacunas a serem preenchidas ali. Então, lá fui eu catar as pilhas de post-it do fundo da minha gaveta.

planeje seu livro

(Com os spoilers borrados, hehe)

Comecei com uma nota para cada ato, depois uma para cada um dos pontos principais, e completei embaixo com outros acontecimentos importantes, anotando também o capítulo onde cada uma das coisas acontecia caso precisasse consultar a cena. E pronto: agora, eu via diante de mim a história toda, o que acontecia e o que não acontecia. Notei que um acontecimento super importante estava nas notas debaixo, e outro não tão notório era o ponto central da história. E agora é hora de botar a mão na massa de novo.

Sempre que puder dar uma solução visual para o seu problema, faça isso. Pendure post-its na parede, faça uma lista no caderno, desenhe no vidro do banheiro… Só não escreva no carro do seu pai com uma pedra. A Aléxia de sete anos pode atestar que essa ideia não é muito bem recebida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s